10
Se tiver orégãos no seu jardim, pode colhê-los frescos e secá-los você mesmo. Os orégãos secos não só são adequados para temperar pratos, como também são um bonito elemento decorativo para a sua cozinha.
Como secar orégãos
Imediatamente após a colheita, deve juntar os talos individuais num pequeno ramo e prendê-los com um elástico ou um cordão.
- Em seguida, coloque o ramo de orégãos num local fresco e sombreado, onde haja alguma ventilação.
- A melhor forma de secar orégãos é pendurá-los de cabeça para baixo, tal como se faz com os ramos de flores. Após pendurá-lo, aguarde cerca de três semanas, pois esse é o tempo aproximado do processo de secagem. Pode reconhecer o orégão completamente seco pelo facto de conseguir separar facilmente as folhas do caule e esfarelá-las entre os dedos.
- Certifique-se de que o ramo está realmente seco antes de o levar para a cozinha e utilizá-lo. As áreas húmidas levam rapidamente ao aparecimento de bolor.
- Se pretender colher e secar o orégão apenas no outono, pode estar demasiado frio e húmido lá fora para o fazer. Nesse caso, terá de secar o orégão no forno.
O orégão também pode ser seco no forno
No entanto, o forno não deve estar muito quente. Para capturar bem o aroma, deve secar os ramos de orégão a cerca de 35 °C. Deve evitar temperaturas superiores a 40 °C, pois são demasiado quentes e destroem os aromas do orégão.
- Durante o tempo de secagem, é importante colocar uma colher de pau entre a porta do forno para que o vapor possa sair.
- A secagem no forno demora várias horas.
- Para armazenar, retire as folhas secas dos caules e coloque-as num recipiente. Este deve ser mantido protegido da luz, se possível, pois o excesso de luz destrói o aroma do orégão seco.
- Quando seco, o orégão conserva-se durante cerca de um ano.
