Se sofre de intolerância ao glúten e, mesmo assim, gosta de petiscar, existem alguns doces sem glúten que pode consumir. E não se preocupe: a lista não inclui apenas frutas doces.
Doces sem glúten: no paraíso das gomas de fruta e do chocolate
Se não tolera glúten ou deve evitá-lo por outros motivos de saúde, já se sente limitado na sua alimentação. Se é um verdadeiro guloso, olhar para as embalagens de doces pode ser ainda mais frustrante. Muitos produtos que talvez não imaginasse contêm trigo ou aditivos com glúten, muitas vezes escondidos. No entanto, hoje em dia existem muitos doces sem glúten que pode comprar.
- Um clássico entre os doces sem glúten são as gomas de fruta – mas nem todas. Muitas contêm amido de trigo ou aglutinantes à base de gelatina. Uma escolha segura são as «Tutti Frutti» da Pural:
Estas gomas de fruta coloridas não só são sem glúten, como também são veganas e sem gelatina – ideais para pessoas com várias intolerâncias ou que seguem uma dieta à base de plantas.
- Outras marcas, como a De Bron, também oferecem uma ampla seleção de gomas de fruta e rebuçados sem glúten – com declaração transparente e sem aditivos artificiais. E mesmo a Haribo e a Maoam têm alguns doces sem glúten. Entre eles estão, por exemplo, os Happy Cherries, os Maoam Kracher, os Happy-Cola e os Primavera Erdbeeren.
- A Katjes também tem gomas sem glúten, incluindo as Grünohrbärchen, as Yoghurt-Gums e as Katzen Ohren. Mas a Trolli também tem uma grande variedade de guloseimas sem glúten.
- Se também tem problemas com a frutose, pode experimentar as gomas de fruta e os rebuçados da Frusano, que também são, em parte, sem glúten e puramente vegetais.
- O chocolate também não é automaticamente sem glúten — tenha cuidado, especialmente com as variedades recheadas. A Schoko Wunderland é uma marca especializada em chocolate explicitamente sem glúten. Além disso, ela anuncia os benefícios para a saúde dos antioxidantes do cacau de alta qualidade — uma alternativa saborosa e, ao mesmo tempo, consciente para quem gosta de doces.
- Se lhe apetecer chocolate, também pode optar pelo Yogurette sem preocupações. A Ritter Sport também tem algumas barras de chocolate sem glúten. Entre elas estão as variedades Voll-Nuss, Marzipan e Nougat.
Petiscos sem glúten: de batatas fritas a pipocas
Se lhe apetece petiscar algo sem glúten, agora também existe uma boa variedade. E, às vezes, mesmo com intolerância ao glúten, pode comer um pedaço de bolo pronto — claro, também sem glúten.
- À primeira vista, as batatas fritas parecem não ter problema — afinal, elas geralmente são feitas apenas de batata, óleo e sal. Mas, especialmente nas variedades aromatizadas, muitas vezes são utilizadas misturas de especiarias ou aromas que contêm glúten.
- Se lhe apetecer batatas fritas, pode optar pelas Pom-Bären. Existem outras variedades de batatas fritas da Funny-Frisch que são sem glúten, incluindo as Ungarisch, Jumpys e Ringli. No entanto, deve prestar atenção às variedades sem glúten da Funny-Frisch: mesmo que a embalagem indique «sem glúten», é recomendável verificar a lista de ingredientes para excluir fontes ocultas de glúten, como extratos de especiarias ou amido modificado.
- A pipoca também é geralmente sem glúten, mas nas variantes aromatizadas, por exemplo, com sabor a caramelo, queijo ou manteiga, podem ser utilizados aditivos que contêm glúten. O melhor é fazer você mesmo a pipoca ou recorrer a produtos certificados sem glúten de marcas como Propercorn e Chio.
- No caso de produtos de panificação, como bolos e biscoitos, é particularmente difícil encontrar alternativas sem glúten. No entanto, existem algumas marcas que oferecem misturas prontas sem glúten e produtos já assados. Entre elas estão Schär, Coppenrath e RUF.
- Dica: muitas lojas de alimentos têm uma seção onde você encontra todos os alimentos sem glúten. Isso dá uma boa visão geral das opções disponíveis. Preste sempre atenção aos produtos certificados e às declarações claras. Não confie apenas nas listas de ingredientes, procure especificamente o selo sem glúten ou verifique as informações do fabricante.
