Alergia ao vinho tinto: O que ajuda na intolerância à histamina

by Mike

Se se sentir mal depois de um copo de vinho tinto, pode estar a sofrer de uma alergia ao vinho tinto. Neste artigo, mostramos-lhe quais os ingredientes que causam as queixas de saúde. Também aprenderá como pode evitá-los.

Alergia ao vinho vermelho – nem sempre devido à histamina

Se não tolerar o vinho tinto, isto pode ter várias razões.

  • Se sofrer de intolerância à histamina, beber vinho tinto pode causar os sintomas típicos de uma intolerância, tais como erupção cutânea, dor abdominal e diarreia. Histamina está presente no vinho tinto mais do que no vinho branco.
  • O termo alergia ao vinho tinto não se enquadra realmente aqui. No caso de uma alergia, o sistema imunitário reage a uma substância. No caso de uma intolerância, por exemplo uma intolerância à histamina, o sistema imunitário não está envolvido. Então o corpo simplesmente carece de certas enzimas para quebrar ou absorver histamina.
  • Os sulfitos no vinho tinto são geralmente responsáveis por uma verdadeira alergia ao vinho tinto. Para além de problemas estomacais e intestinais, podem ocorrer dificuldades respiratórias e, claro, reacções cutâneas. A tosse irritada é particularmente típica de uma alergia a sulfitos.
  • Tip: Se sofrer destes sintomas, deve olhar para os ingredientes do vinho em questão. Estes devem ser sempre mostrados – talvez numa pequena etiqueta no verso.
  • Se não transportar os taninos no vinho tinto, notá-lo-á muito rapidamente. Porque depois costuma ter uma dor de cabeça depois de beber vinho tinto.
  • Por falar nisso, outros ingredientes do vinho tinto também podem ser responsáveis por uma reacção alérgica. Por exemplo, alguns vinhos são clarificados com clara de ovo de galinha ou proteínas de bexigas de peixe, entre outras coisas.
  • Resíduos de tais substâncias também podem causar uma reacção alérgica. No entanto, estes ingredientes devem ser listados no rótulo. Por isso, vale sempre a pena dar uma vista de olhos. Esta informação é obrigatória desde 2005.

Como lidar com uma alergia ao vinho tinto

Se não for alérgico ao vinho tinto, a sua única opção é normalmente passar sem ele.

  • Se tiver uma reacção alérgica aguda ao vinho tinto, por exemplo falta de ar ou outros sintomas graves, deve consultar um médico. Qualquer reacção alérgica pode, no pior dos casos, evoluir para uma condição de risco de vida com choque.
  • Os que não podem tolerar o vinho tinto devido à intolerância à histamina podem mudar para o vinho branco.
  • Como já foi mencionado, vale a pena dar uma vista de olhos ao rótulo da garrafa de vinho. Se algum vestígio ou outros ingredientes causadores de alergias for anotado aqui, este vinho não é adequado para si.
  • Se se apanha um zumbido depois de beber vinho tinto, isto deve-se geralmente aos taninos que não se pode tolerar. Experimente um vinho com menos taninos aqui.

Related Articles

Leave a Comment