O óleo de sementes de abóbora é saudável. No entanto, apenas se não aquecer o óleo de cozinha. Explicamos os efeitos do aquecimento sobre o petróleo e, portanto, sobre a sua saúde.
É por isso que não se deve aquecer óleo de sementes de abóbora
Um dos componentes mais importantes do óleo de semente de abóbora são os ácidos gordos insaturados, que são essenciais para a nossa saúde. O óleo de abóbora tem cerca de 45 por cento destes.
– Por muito bons que os ácidos gordos insaturados sejam para a nossa saúde, eles têm uma grande desvantagem na cozinha.
Quanto maior for a proporção de ácidos gordos insaturados num óleo, mais rapidamente atinge o chamado ponto de fumo.
– Quando o óleo de semente de abóbora atinge o ponto de fumo, desenvolve-se a acroleína tóxica. Entre outras coisas, a acroleína é suspeita de causar cancro, e é por isso que os cientistas têm vindo a alertar há anos.
Pode reconhecer-se facilmente o ponto de fumo quando nuvens espessas de fumo saem da panela. Se isto acontecer, retire a panela do fogão e elimine o óleo assim que tiver arrefecido.
– O aquecimento do óleo de semente de abóbora não só provoca a perda do seu sabor distinto. O óleo de cozinha também tem um ponto de fumo bastante baixo; está apenas a 120 graus.
– Por esta razão, o óleo de semente de abóbora saudável é muito mais adequado para cozinhar a frio. Nas saladas, pode desdobrar todo o seu sabor, bem como o seu efeito de promoção da saúde.